Ads 468x60px

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Torres: a mais bela praia gaúcha

Informações Gerais:



Fundação oficial: 21 de maio de 1878
Altitude: 16 m
Área: 161,76 km²
Distância de Porto Alegre: 192 km
Distância de Caxias do Sul: 210km
População estimada: 33.680 pessoas. 


Praia mais ao norte do RS, divisa com Santa Catarina.



Durante os três meses de temporada passam pela cidade cerca de 400 mil turistas e o número de veranistas fixos durante o veraneio está em torno de 100 mil


O município de Torres possui este nome devido à existência de três grandes rochedos de origem vulcânica, formados por rochas basálticas, do período Jurássico que afloram à beira-mar, em uma formação única do Litoral Brasileiro. A região, estratégica, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul desenvolveu-se militarmente, e foi colonizada por alemães e italianos.

Dentre as personalidades que deram forte impulso ao desenvolvimento de Torres, destaca-se quem lançou a "indústria turística", que dominou o cenário econômico local, da primeira até a segunda grande guerra: José Antônio Picoral. Nascido na colônia de São Pedro de Alcântara, tornou-se próspero comerciante em Porto Alegre. Depois de um veraneio não muito bom em Tramandaí, Picoral decidiu transformar Torres em uma moderna Estação Balneária e instalou seu Balneário Picoral, marco histórico da introdução do turismo na cidade.


Torres não tem estação seca: é bastante chuvosa o ano inteiro. Os verões costumam ser bastante quentes e os invernos amenos para os padrões gaúchos, ficando com a temperatura média anual de 24º. O mar em Torres costuma ser limpo e tranquilo, se comparado às demais praias gaúchas.

Principais pontos Turísticos:

Praia da Guarita
Localizada no Parque da Guarita, é a praia mais bela de Torres, rodeada pelas Torres Centro, Sul e Guarita.

Igreja São Domingos
Inaugurada em 24 de outubro de 1824, a construção é de estilo colonial, barroco simples. Possui uma única torre, construída em 1898. Em seu interior existem imagens de grande valor histórico, doadas por Dom Pedro I.

Morro do Farol
A Torre Norte é conhecida como Morro do Farol desde a construção do primeiro farol da cidade em 1911. O segundo farol foi construído em 1927 e desabou em uma forte tempestade no ano de 1935. Em 1952 foi construído o terceiro farol. O farol atual foi construído em 1970 e possui 18 m de altura. Acende a cada 8 segundos e pode ser visto, em noites claras, a uma distância de 8 milhas marítimas ou 12 Km. O chapadão mais elevado tem cerca de 600 metros de largura e sua altitude superior de 46 metros e meio.Ao pé do morro, ao lado do mar, existe uma gruta de Nossa Senhora Aparecida. De cima deste morro, tem-se a melhor vista das belezas naturais da cidade: é possível avistar todas as praias, as torres, a Lagoa do Violão, as serras, as dunas e a Ilha dos Lobos.

Praia da Cal

Possui este nome porque até 1940 existiam vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para a fabricação de cal mineral para produtos químicos. Antigamente era uma praia somente de pescadores, começando a receber turistas e veranistas a partir de 1942. Hoje os seus habitantes são, em maioria, provenientes de Caxias do Sul, uma cidade gaúcha de origem italiana. É um dos locais preferidos para a prática de surf. Em frente a Praia da Cal existe a praça Nossa Senhora dos Navegantes, que possui uma imagem da Santa que é a padroeira dos pescadores e navegantes.

Praia Grande
Com dois mil metros de extensão, é a preferida para o banho de mar e onde ocorre a maioria dos eventos esportivos do verão como: futebol, vôlei, surf e outros. Na Praia Grande também são organizados shows ao ar livre e é o local onde se realiza o Réveillon da cidade.

Ilha dos Lobos
A Ilha dos Lobos é a única reserva ecológica do país onde existem leões-marinhos. Eles vêm à ilha em alguns períodos do ano, em época de acasalamento. A Ilha, por si, já é um interessante fenômeno geológico, pois é uma continuação da Serra Geral que corta o Brasil. É proibido praticar qualquer tipo de pesca ou caça marinha na ilha, assim como o desembarque. A maneira de visitar a ilha é o passeio de barco, que sai do continente e circunda a região.

Praia do Meio ou Prainha
Tem 600 metros e é a praia mais tranquila de Torres. Possui solo rochoso e não é apropriada para o banho, mas possui grande beleza natural.

Ecoturismo
O ecoturismo utiliza os atrativos naturais de forma sustentável, visando a conservação do patrimônio natural e a formação de uma consciência ambiental. Torres oferece aos turistas uma série de passeios ecológicos: trilhas no Parque da Guarita, trekking no Morro das Furnas e passeios de barco pelo Rio Mampituba e pela Ilha dos Lobos.

Monumento ao Surfista
Localizado junto à Sociedade Amigos da Praia de Torres, é o único monumento da América Latina que presta homenagem a estes esportistas. O monumento foi esculpido pela artista plástica Leda Christina Nácul, que batizou-o como Tubo. Construído em concreto, representa um surfista pegando onda.

Praia da Itapeva
A Praia da Itapeva tem seis mil metros de extensão e localiza-se após o Parque da Guarita. Há um roteiro turístico que inclui a praia e a visita ao Morro da Itapeva, ao Camping Itapeva, a áreas preservadas de Mata Atlântica e trilhas pela vegetação nativa, dunas e lagoa.

Rio Mampituba
Rio que faz divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O nome Mampituba, de origem tupi-guarani, significa rio de muitas curvas. Por ele, é possível fazer passeios de barco, e ver os municípios de Torres e Passo de Torres, manguezais, vegetação e fauna nativa, pássaros, destacando as curvas acentuadas do rio, em seu caminho natural. Por sobre este rio também fica a Ponte Pênsil, uma ponte de madeira que liga os dois estados.

Morro das Furnas
A mais importante das torres por seu tamanho é a do meio, também conhecida como Morro das Furnas. Fica a 600 m do Farol, separadas pela Praia da Cal. É um tabuleiro alongado, com 135.000 m² de superfície superior. Toda a encosta oriental compõe-se de falésias, batidas no sopé pelas ondas do mar, que formam as furnas. A pontezinha é a parte mais conhecida do morro, de onde se pode contemplar o arco de pedra chamado Portão. De lá, pode-se avistar a enseada de cima. É possível passear por todas as furnas. Elas são assessíveis por meio de escadas, para garantir que todos possam passear com segurança.

Casa do Turista
Informações turísticas, localizações, estabelecimentos comerciais, calendários de eventos, apoio ao acesso a serviços e emergências podem ser encontrados na Casa do Turista, inaugurada recentemente, em 2010.

Festival de Balonismo
O Festival Internacional de Balonismo de Torres ocorre anualmente, no final de abril. O evento é realizado no Parque Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues, o Parque do Balonismo, com ingresso livre para os visitantes. Torres é considerada a capital nacional do balonismo, por realizar por tantos anos consecutivos um evento estimulando a prática desse esporte no Brasil. A cidade também se destaca no cenário internacional do balonismo, pois em apenas dois outros lugares no mundo acontecem eventos similares por tanto tempo: nos Estados Unidos, em Albuquerque, estado do Novo México, e na Suíça, em Chateau D’Ouex. Em Torres moram dois pilotos de balão. O veterano Eduardo Melo e Giovani Schenk Pompermaier. Eles realizam voos turísticos na cidade em qualquer época do ano, desde que o tempo esteja favorável e que não estejam viajando para participar de competições de balonismo. Assim, os voos devem ser agendados com antecipação.

Centro Municipal de Cultura
O Centro Municipal de Cultura fica nas dependências do tradicional prédio da SAPT. Com um auditório para 200 pessoas, é onde ocorre a maioria dos eventos culturais e artísticos da cidade.


Fonte: Pense Imóveis

0 comentários:

Postar um comentário