Ads 468x60px

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dicas da Compasso Imóveis para compra de imóveis


Se você quer adquirir um imóvel, semi-novo ou novo, veja que passos deve seguir para efetuar uma compra de sucesso:

Prioridades | Defina com a sua família quais são as suas prioridades para este imóvel. Você deve-se ater em:

a) Que a localização você deseja. (Qual bairro? Que local naquele bairro?)
b) Quais características são essenciais para o empreendimento. (Aqui vale a pena relevar a quantidade de dormitórios, de vagas na garagem, de unidades e de torres. É bom também ver a metragem da unidade, do terraço, o perfil do produto, a data de entrega e o preço do condomínio)
c) Até que valor você pode gastar. (A dica é que este quesito não restrinja a sua procura, ou seja, não deixe de ver o produto porque ele sai um pouco da sua margem. É possível fazer negociações. O mais importante é avaliar o valor do metro quadrado, pois esta é a base para medir a valorização do produto e para a revenda).

Ofertas | Procure todas as ofertas que atendem as suas prioridades. Isto pode ser feito de diversas formas, como por exemplo:

a) Internet: atualmente o meio que traz maior garantia de agrupar todas as ofertas do mercado. Basta um click e você pode fazer uma primeira avaliação de todas as opções possíveis. Há sites de empresas do setor que possuem ainda chat com corretores on line que estão totalmente aptos a tirar as dúvidas sobre o produto e outras opções que você desejar.
b) Jornais, revistas, TVs...

Primeira avaliação | Defina alguns produtos que mais lhe agradam para uma primeira avaliação. Considere todos os produtos que te despertaram interesse.

Pontos de venda | Esta primeira visita ao ponto de venda recomenda-se que seja feita apenas com os adultos futuros moradores do empreendimento. A análise do apartamento decorado, da vizinhança e do bairro deve ser feita de maneira bastante realista e adequada ao que você quer e precisa. Aqui é a hora de tirar todas as suas dúvidas. Converse com o corretor, e se for necessário vá mais de uma vez ao mesmo plantão.

Opções| Após visitar todos os produtos que te despertaram interesse, naturalmente algumas alternativas serão descartadas. Visto isso, você tem agora um leque reduzido de opções que lhe agradam.

a) Leve a sua família para participar desta segunda etapa. Todos precisam se sentir “em casa” na escolha que for feita;
b) Visite o plantão de vendas em diferentes horários e dias da semana. Esta experiência garante diversos olhares sobre o local do empreendimento.

Matriz de prioridades | Faça uma matriz com as suas prioridades. Esta é uma dica para deixar o emocional de lado e analisar racionalmente as opções. É simples: basta listar em um papel os tópicos que influenciam na sua escolha (localização, características do produto e valor, por exemplo), atribuir um peso para cada tópico e, isso feito, dar notas para todos os empreendimentos em cada tópico. Desta maneira é possível comparar as características de forma bastante objetiva. O fator emocional é muito importante e obviamente será levado em conta, mas recomenda-se considerar uma analise “fria” no momento da compra.

Compra | Você achou o produto que sempre quis. Vai comprá-lo! E agora?

Procedência das empresas | Cheque a procedência das empresas envolvidas no projeto do seu empreendimento. A incorporadora, a construtora e a empresa de vendas. Veja, são funções diferentes que podem até ser feitas pela mesma empresa.

Tabela de vendas | Você deverá fazer a análise de uma tabela de vendas para:

a) Definir o prazo de pagamento que mais lhe convém: curto ou longo prazo.
b) Analisar as questões que competem ao financiamento:
- Caso opte pela tabela de pagamento de “curto prazo”, seu financiamento será feito direto com a Incorporadora;
- Caso opte pela tabela de pagamento de “longo prazo”, seu financiamento poderá ser feito direto com a incorporadora ou com um banco.

Seu fluxo de caixa | Adeque a tabela de vendas no prazo que você escolheu ao seu fluxo de caixa. Este processo dá origem a uma Proposta de Pagamento;

Aprovação da proposta | A sua Proposta de Pagamento será avaliada pela incorporadora e só será dada seqüência ao processo de compra após a aprovação desta.

Análise de crédito | Com a Proposta de Pagamento aprovada, a incorporadora fará uma análise do seu credito. Esta analise garante para a empresa que você está apto a se comprometer com os pagamentos da sua unidade. É levada em conta nesta analise se você tem restrições no SERASA e ACSP, se a idade do comprador no término do financiamento não é superior a 70 anos (padrão de mercado) e se a sua renda é compatível para o pagamento das parcelas contidas na sua proposta. O mercado tem como padrão que a parcela compreenda de 25% a 30% da sua renda.

a) Documentos necessários para análise de crédito de Pessoa Física:
- CPF
- RG
- Comprovante de endereço
- Comprovante de renda referente aos 3 últimos meses
- Certidão de estado civil
- caso houver cônjuge este deverá levar todos os documentos acima também.
b) Documentos necessários para análise de crédito de Pessoa Juridica:
- Contrato social da empresa com as ultimas alterações;
- Carta do CNPJ da empresa;
- Comprovante de renda referente aos 3 últimos meses

Contrato | Aprovado o credito será elaborado um contrato. Na Compasso Imóveis, toda venda é acompanhada por um advogado que fica a disposição do cliente para tirar todas as suas dúvidas. É importante ficar atento a questões como:

a) Leia atentamente todas as clausulas do contrato;
b) Confirme os seus dados pessoais e as condições de pagamento;
c) Os juros previstos para as parcelas pós entrega das chaves nunca devem ultrapassar 12% ao ano;
d) Ficar atento as penalidades. A falta de pagamento normalmente prevê uma multa de 2% com juros de mora de 1% ao mês.

Escritura pública | Na Compasso Imóveis os contratos são feitos através de Escrituras Públicas, ou seja, passa por um cartório que previamente recebe todas as certidões da incorporadora e do terreno para certificar que não existe nenhuma irregularidade naquele empreendimento. Este processo gera maior segurança jurídica para o cliente.

a) O contrato é assinado pelo comprador em seguida é encaminhado para o escrevente devidamente habilitado pelo cartório que estará disponível no local da assinatura para elaborar o contrato de compromisso de compra e venda;
b) Após um prazo de 60 a 90 dias, os procuradores legais da empresa também assinam o contrato que depois segue para a residência atual do cliente.

Negócio fechado!

Via Cyrela

0 comentários:

Postar um comentário